Síndrome do Intestino Irritável

04

 

Uma grande parte da população reclama de problemas intestinais. Alguns dos sintomas mais comuns são constipação, dores abdominais, gases e refluxo e todos eles podem ser sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.

Esse distúrbio funcional não se trata de um defeito anatômico ou estrutural, nem alguma desordem no organismo e muitas vezes as suas causas não conseguem ser explicadas facilmente. Por muito tempo, acreditou-se que essa síndrome era atribuída a apenas alterações emocionais, mas hoje se sabe que o intestino tem enervação própria e hormônios que regulam seu funcionamento.

A síndrome do intestino irritável é muito comum e tem uma tendência maior de se manifestar em mulheres em momentos de estresse emocional, geralmente aparecendo na fase da adolescência ou de jovem adulto.

O distúrbio não tem cura, mas seu controle pode ser feito através de medicamentos para melhorar a sensibilidade e reflexo gastrointestinal, também através de probióticos que ajudam a equilibrar as bactérias presentes na flora intestinal. A dieta também é uma das partes mais importantes do tratamento da síndrome, pois a maioria dos indivíduos que apresentam o distúrbio relatam alguns alimentos como desencadeadores das crises. Muitas vezes nem é necessário remover totalmente o alimento da dieta, apenas ingeri-lo em menores quantidades já contribui para a melhora do quadro.