3

Você sabe o que é Nutrologia?

Hoje em dia, no mundo agitado onde vivemos, muitas vezes não conseguimos dar uma atenção especial para nossa saúde, o que leva a muitos descontroles em nosso corpo. Se você se encaixa nesta rotina, chegou a hora de procurar um médico nutrólogo.

Diferente de um nutricionista, esse profissional é formado em Medicina e especializado na área de nutrição. Ou seja, isso possibilita além do diagnóstico, a prescrição de qualquer substância necessária para reestabelecer o equilíbrio metabólico.

Todos os seus tratamentos são realizados de acordo com a individualidade bioquímica de cada paciente, afinal somos únicos, e nosso organismo também!

Essa especialidade médica, estuda, pesquisa e avalia os benefícios, malefícios e efeitos que podem ser causados pela ingestão dos nutrientes contidos nos alimentos – como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – essenciais para as nossas funções vitais.

3

Este conhecimento que é aplicado para a avaliação das necessidades orgânicas de forma personalizada, visa a manutenção da saúde e redução do riscos de doenças, assim como o tratamento de deficiência ou excesso. Desta forma, contribuindo para a longevidade com uma melhor qualidade de vida.

Através de história clínica, avaliação da composição corporal e exames laboratoriais, a nutrologia envolve:

– Diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais, conhecidas também como nutroneurometabólicas. Desde as mais simples, como carência de vitamina A, anemia ferropriva (carência de ferro no sangue), até as mais complexas, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, anorexia nervosa, osteoporose, tipos de câncer, entre muitas outras;

– Identificação de possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida do paciente ou de estados orgânicos que possam estar contribuindo para o atual quadro nutricional.

Outras áreas que a nutrologia aborda:

  • Emagrecimento com saúde;
  • Doenças crônico- degenerativas;
  • Gestão do estresse;
  • Nutrição e suplementação no esporte;
  • Nutrologia anti-idade: promoção do envelhecimento saudável;

–    Nutrologia estética: terapia nutrológica com finalidade de melhorar resultados estéticos, corporal e facial.

O médico nutrólogo também passa diversas informações nutricionais ao paciente, como por exemplo quais substâncias boas e ruins que estão presentes em cada alimento. Desta forma, propondo mudanças no estilo de vida que promovam a saúde e bem-estar, além de diminuir o risco de doenças.

5

Uma consulta em Nutrologia com abordagem em Medicina Integrativa geralmente dura em torno de duas horas, o que é excelente para uma avaliação detalhada do comportamento alimentar e todo o histórico clínico. Em sua primeira ida ao consultório, o paciente é submetido a alguns exames, como a bioressonância – método que identifica determinadas frenquências e se estão em sintonia com o paciente.

O grande diferencial desta especialidade é que o foco não é a doença, mas sim a saúde do paciente. Ao invés, de somente medicar, um médico nutrólogo trata a causa e aborda corpo, mente e espírito.

Acompanhe nossas redes sociais para receber muitas novidades que irão melhorar a sua qualidade de vida.